Instituição

Centro Paroquial de Assistência de Nª Sra. D’Ajuda

Meio Século ao Serviço da Comunidade


A história do Centro Paroquial de Assistência de Nª Sra. D’Ajuda estará para sempre ligada aos nomes de alguns Padres que aqui exerceram o seu Apostolado. Falamos de Monsenhor José Cacela, ordenado Padre em 1907. No ano seguinte foi-lhe dada a Paróquia da Vestiaria. Grande conhecedor de Artes Marciais o Padre Cacela tomou também a regência da Filarmónica fundada em 1906, pelo músico vestiarense José Filipe.

Após a Implantação da República o clero foi perseguido e só com a ajuda de alguns filhos da Vestiaria o Padre Cacela conseguiu escapar emigrando para o Brasil e mais tarde para os Estados Unidos da América, onde fundou o Jornal a “Luta”. Só no início da década de cinquenta é que a Vestiaria voltou a ter Pároco.

Foi o Padre João Sousa, natural do Bárrio que contactou Monsenhor José Cacela pedindo-lhe alguns dólares com o objetivo de melhorar as precárias condições de espaço onde era dada a catequese. Sugere-lhe então Monsenhor José Cacela a construção de um Centro Social Paroquial cujas despesas seriam por ele suportadas.

“O Homem Sonha, a Obra Nasce”. Em 11 de Maio de 1953 é inaugurado o Edifício do Centro Paroquial de Assistência de Nª Sra. D’Ajuda junto à Igreja Matriz, cujos custos são inteiramente suportados, pelo Padre Cacela que do outro lado do Atlântico se dispôs a angariar fundos para a construção de tão importante obra, revelando assim o carácter altruísta da sua personalidade, gesto que a comunidade Vestiarense jamais esquecerá.

O Centro é reconhecido como Instituição Privada de Solidariedade Social desde 15 de Abril de 1955, tem personalidade Jurídica no foro canónico e civil e pertence à Paróquia de Nª Sra. D’Ajuda. As primeiras atividades que foram desenvolvidas incluíam salas de estudo para as crianças que frequentavam a Escola sendo-lhes servidas refeições. Também eram dados cursos de Lavores, Costura e Primeiros Socorros. Havia sala de Jogos (para homem) na Biblioteca.

Nas salas de estudo as crianças faziam os deveres escolares mas também lhes eram proporcionadas outras formas de expressão: Dramática, Plástica e Musical. No início da sua atividade as formas de financiamento desta Instituição eram muito diferentes das atualmente adoptadas e houve fases de maior dificuldade, felizmente superadas graças à generosidade e dinamismo da comunidade e seus Párocos.

Ao longo dos anos as Instalações da Obra inicial foram sendo melhoradas e adaptadas. Em Junho de 1980 foram inauguradas as Instalações para a creche dando assim resposta a uma necessidade das famílias da Vestiaria e arredores, se tivermos em conta o grande empregador que era a Fábrica de Louças “Vestal”.

Em 21 de Novembro de 1993 foi inaugurado na rua da Piedade o Edifício do Centro de Dia e Apoio à 3ª Idade que sofreu várias alterações ao longo dos anos e neste momento é onde se encontram todas as valências da instituição, nomeadamente o Berçário, Creche, Pré-escolar, CATL, Centro de Dia e SAD.

Apoios

apoio
apoios-06
apoios-02
apoios-03
apoios_Prancheta 1
 
remax_mosteiro
remax_mosteiro
spal
logo-net-empregos-2